Menu fechado

PESQUISADORES DO INSA PARTICIPAM DE ENCONTRO SOBRE CADEIA PRODUTIVA DE BOVINOS CURRALEIRO PÉ-DURO

O evento tem como público-alvo criadores, técnicos, professores e estudantes das Ciências Agrárias e Biológicas

Aconteceu entre os dias 21 e 24 de agosto, em Teresina (PI), o Seminário Luso Brasileiro de Recursos Genéticos e 4º Encontro da Oficina de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Bovinos Curraleiro Pé-Duro, que discute entre outros temas o fortalecimento das raças nativas nas áreas de reprodução, sanidade, melhoramento animal e genômica.

O evento que é promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Curraleiro Pé-Duro (ABCPD), com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Piauí (CRMV-PI), promove importantes trocas de experiências entre brasileiros e portugueses abordando à criação de raças nativas e adaptadas às regiões tropicais secas como o Semiárido brasileiro.

No dia de ontem, os pesquisadores do Núcleo de Produção Animal do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), Geovergue Medeiros e George Vieira participaram de uma reunião junto a alguns órgãos com o intuito de discutir a cooperação técnico-científica entre as instituições e criadores.

Para Geovergue Medeiros, as trocas de conhecimentos promovidos pelo encontro, trará uma importante contribuição para as atividades desenvolvidas no Insa: “As experiências e as informações aqui obtidas irão facilitar as ações e atividades no Núcleo de Produção Animal do Insa. Institucionalmente, a nossa participação neste evento, tem sido importante para que o instituto marque assento nas discussões sobre a conservação e uso das raças nativas no Semiárido e articule parcerias no sentido de formar redes para desenvolver pesquisas, construção de conhecimentos, difusão tecnológica e formação sobre os recursos genéticos animais na região”.

Na programação ainda estão inclusas palestras, oficinas e reuniões que tratam sobre estratégias de conservação, melhoramento e uso do gado Curraleiro, como também discute a busca de convênios, novos conhecimentos sobre a raça.

Fonte: Renally Amorim (Ascom do Insa)

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas