Menu fechado

INSA PROMOVE SESSÃO CINECLUBE COM AUDIODESCRIÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 01 de outubro, mais uma sessão cineclube “Outros Olhares”, promovido pelo Projeto Semiárido em Tela do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC). A atividade foi coordenada pelo Núcleo de Popularização da Ciência do Instituto, e contou com a participação de cerca de 10 alunos oriundos do Instituto dos Cegos, localizado na cidade de Campina Grande (PB).

Na ocasião, foi exibido o filme brasileiro “A hora da Estrela”, que é uma adaptação do romance homônimo de Clarice Lispector. A trama que se passa em São Paulo, conta a história da jovem Macabéa, órfã de pai mãe e que foi adotada pela tia.  Na grande cidade, a garota de 19 anos passa por alguns percalços passa, e por uma desilusão amorosa. Diante desta situação, Macabéa decide procurar uma cartomante para saber o que vai acontecer no futuro. Durante a consulta ela recebe a notícia de que sua vida irá mudar pra melhor, porém logo em seguida é atropelada por uma Mercedes.

Após a sessão, foi proposto um debate, com o intuito de provocar nos jovens uma reflexão sobre a história de vida da personagem central, que sempre se colocou em uma posição inferior na sociedade, mas que ao mesmo tempo procura de uma vida melhor e é surpreendida por um final tão trágico.

Fontehttps://portal.insa.gov.br/noticias/1213-insa-promove-sessao-cineclube-com-audiodescricao-para-deficientes-visuais

Imagem: Texto e fotos: Renally Amorim (Ascom do Insa)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.